Excêntrico contido

domingo, fevereiro 12

Eleições e Democracia - Demetrio Magnoli


Demetrio Magnoli
Doutor em Geografia Humana pela USP


Texto retirado do programa de TV Painel apresentado na Globo News (12/02/2006).

“O Bush fez eleições no Iraque. Foram feitas agora eleições no Haiti. Está havendo uma confusão internacional sobre democracia e eleições. Ocupar um país e promover eleições não é democracia. A democracia exige soberania e um conjunto de instituições políticas que garantam que o estado não pode mais do que os cidadãos. Que garantam que as minorias serão respeitadas, que a expressão vai ser garantida. Isso é democracia. Não existe isso no Iraque. Os EUA jogam hoje na carta xiita pra tentar se livrar hoje de uma ocupação que eles não conseguiram conduzir com sucesso. A mesma carta sunita que a Grã Bretanha jogou no inicio do século. Isso é diferente de democracia. Na Palestina as eleições produziram um resultado inesperado. O Hamas venceu as eleições. E logo depois das eleições os EUA disseram, “com esse governo eu não me relaciono”. Ou seja, um governo eleito democraticamente não se deve relacionar com ele porque é do ‘eixo do mal’. Então o Bush não leva a democracia para o Oriente Médio. O que ele leva é a instabilidade do Oriente Médio criando estados ocupados, estados em processo de fragmentação, regimes em processos de queda e movimentos fundamentalistas ascendentes na maioria dos países. É a formação de um caos que serve muito bem ao Osama Bin Laden.”

“O que a Arábia Saudita teve (eleições municipais) foi uma farsa. O que a Arábia tem é uma farsa. Veja, eleição não é democracia. Uma democracia precisa de eleições, mas se não tem liberdade de partidos, não existe liberdade de expressão, não existe liberdade de crítica, se não existe um judiciário independente, se não existe um legislativo independente e um executivo, então isso não é democracia. Você pode fazer eleições em vários tipos de regime. O que você tem na Arábia Saudita é um remedo eleitoral, uma farsa eleitoral, pra tentar sustentar um regime que vive uma guerra civil com os fundamentalistas de Osama bin Laden.”

“A democracia ou é a construção das próprias nações ou ela produz a fragmentação, a guerra civil ou a emergência dos fundamentalistas. É isso que os EUA estão fazendo no Oriente médio.”


___