Excêntrico contido

sábado, abril 1

Dicas de metrô


Agora que deixei a vida boa de fiscal da natureza, utilizo o metrô para ir ao trabalho e para a pós-graduação. Durante essas duas semanas já experimentei metrô cheio, metrô vazio, sentido zona norte, sentido zona sul, linha 1, linha 2, hora do rush, horário tranqüilo, etc. Ao longo desse tempo conseguiu coletar algumas dicas que julgo importante compartilhar com meus amigos.

  1. Fique atento antes de passar na roleta. Algumas estações (como a da Uruguaiana) possuem catracas distintas para os diferentes sentidos da linha.
  2. Fique atento a grupinhos de pessoas. Elas geralmente são pessoas experiêntes que sabem exatamente onde a porta do metrô abrirá quando o ele parar. Se juntar ao grupinho é sempre uma boa idéia.
  3. Fique longe das grávidas. Mesmo que você consiga um lugar para se sentar – coisa rara dependendo do horário – você se sentirá obrigado a ceder o seu lugar para ela. A melhor opção é esperar o metrô 2 grupinhos adiante (ou antes). Desta forma, você não ficará no mesmo vagão e poderá correr para o seu assento despreocupado.
  4. Horários diferentes, trens diferentes. Se o horário que você chega na estação os trens estão saindo lotados, se chegar 5 minutos depois a situação pode ser diferente. Correr para voltar para casa nem sempre é a melhor opção. Saiba medir o tempo e aguardar o próximo trem caso esteja muito cheio.
  5. Usando a linha 2 na hora do rush. Geralmente na hora do rush os trens da linha 2 saem extremamente cheios. A dica para se dar bem nessa situação é fingir que vai ou não vai e ficar próximo a porta do trem na plataforma. Deixe o trem ir embora e assim você estará na boca para pegar um bom lugar quando o próximo metrô chegar. MAS CUIDADO!!! Dependendo de onde for saltar é melhor não ir pro meio do trem ir ficar perto da porta. Melhor ainda se ficar do lado da porta onde estará a plataforma de desembarque.

Mais dicas no futuro.